Enquanto companhia emblemática do Porto e do país, com mais de 50 anos de existência, a SEIVA TRUPE atravessa um dos maiores desafios da sua existência: repensar a sua relação com o público e a cidade. A nova Direção Artística propõe-se a olhar para o seu legado e, ao mesmo tempo, projetar a companhia como uma estrutura de criação contemporânea das artes performativas.
A SEIVA TRUPE procurará estabelecer coproduções com teatros nacionais e municipais, ampliando os contextos de atuação para lá da cidade e do país, em diálogo com festivais e outros eventos internacionais. A Direção Artística tem como objetivo constituir uma equipa permanente, mas também abrir a companhia a colaborações com artistas, técnicos/as e profissionais de diferentes áreas, cruzando experiências e gerações.
É necessário renovar o repertório, potenciar a dramaturgia original e explorar formatos diversos de espetáculo, dentro e fora de palco. É fundamental reconhecer o público histórico da SEIVA, mas também convocar novos públicos, mais jovens, com outras referências e necessidades. Serão dinamizados encontros que estabeleçam relações entre diferentes públicos, abrindo espaço ao diálogo e à partilha.
Um dos grandes eixos desta visão passa pela consolidação do Estúdio Perpétuo como espaço de criação e apresentação dos nossos projetos, mas também como lugar de acolhimento para outros eventos e artistas. Queremos promover uma relação viva entre este espaço e a população que o habita, incluindo os vizinhos que o atravessam diariamente. Reconhecemos a importância das comunidades próximas do Estúdio Perpétuo e desejamos estabelecer contacto e sinergias, desenvolvendo projetos que convoquem a comunidade local e tragam a cidade para dentro do nosso espaço.
É neste equilíbrio entre memória e futuro, entre herança e reinvenção, que imaginamos o caminho da SEIVA TRUPE, nesta nova fase que agora começa.
António Júlio
Direção Artística | SEIVA TRUPE
Setembro 2025